Planeta OCEANO
O Oceano é uma massa de água que cobre mais de 70% do nosso planeta azul (Planeta Oceano). É no Oceano que, através da fotosíntese no fitoplâncton e nas algas se produz e renova a maior parte do oxigénio que respiramos, sem o qual não existiria vida na Terra, enquanto o carbono do CO2 fica retido nesse fitoplâncton, fonte primária da cadeia alimentar. O Oceano regulariza também o clima da Terra. A Grande Circulação Termohalina ( “The Great Conveyor Belt”) contribui para essa regularização climática.
Carl Sagan, ao ver aquele distinto “pontinho azul”, no espaço, único no Universo, enviado pela “Voyager I” em 1990, comentou que o nome “Terra” dado ao nosso planeta devia mesmo mudar para “Oceano”.
O filme aqui apresentado “Planet Ocean” (patrocinado pela Omega Watches) ajuda a compreender melhor a importância do Oceano.Merece a sua atenção.
Conferência dos Oceanos das Nações Unidas 2022
A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas foi uma “oportunidade para explorar questões fundamentais e gerar novas ideias. Também deixou claro o trabalho que ainda falta fazer e a necessidade de aumentar a ambição e a escala desse trabalho para ajudar na recuperação dos nossos oceanos”.
A Declaração de Lisboa foi aprovada.
“A declaração política adotada durante esta Conferência envia um forte sinal sobre a necessidade de agir de forma decisiva e urgente para melhorar a saúde, a utilização sustentável e a resiliência dos nossos oceanos” – subsecretário-geral da ONU.